A GRAUM é a empresa responsável pela reabilitação do edifício Casa dos Lobatos

Data de Publicação

2019-04-04

Categoria

Notícias

A GRAUM, empresa especializada na reabilitação de património e requalificação urbana, tem a missão de reabilitar o edifício Casa dos Lobatos, junto ao Centro Histórico na cidade de Guimarães.

O edifício em questão, inserido na zona especial de proteção – património mundial, apresenta carácter residencial e remonta à primeira metade do século XVIII, tendo tido como última ocupação a escola Alliance Française.

É composto por rés-do-chão com várias lojas e entrada principal ao centro e primeiro andar, havendo ainda um aproveitamento das águas furtadas em parte do edifício. Um corpo mais baixo, voltado sobre o logradouro, alberga a cozinha.

O facto de se encontrar devoluto há largos anos acelerou o processo de degradação, encontrando-se neste momento em muito mau estado de conservação. O colapso de uma parte do telhado conduziu à deterioração e, consequente, desabamento da parte da fachada posterior em taipa de rodízio, assim como à praticamente total destruição das paredes interiores (em taipa de rodízio ou taipa de fasquio) e tetos em masseira.

Pretende-se com esta intervenção reabilitar a totalidade do edifício, mantendo os métodos construtivos originais, alterando o uso e funcionalidade para um edifício de restauração e bebidas e serviços.


galeria